Todo educador sabe que o apoio da família é crucial no desempenho escolar. Pai que acompanha a lição de casa. Mãe que não falta a nenhuma reunião. Pais cooperativos e atentos no desempenho escolar dos filhos na medida certa.
Segundo estudos, as crianças que frequentam festas e reuniões familiares têm mais saúde, melhor desempenho escolar e maior estabilidade emocional. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 1999, apontou que nas escolas que contam com a parceria dos pais, onde há troca de informações com o diretor e os professores, os alunos aprendem melhor. Diversos educadores brasileiros também defendem que a família realize um acompanhamento da escola. Essa atuação dos pais ainda é bem rara, de acordo com os resultados de pesquisa realizada em parceria com o MEC, que ouviu mais de 100 pais e educadores da rede pública e privada de todo país e constatou que só 13% das escolas públicas mantêm um relacionamento próximo com a família.
Por que pais ainda não participam? Segundo a mesma pesquisa, a maior parte dos pais nega-se por conta dos problemas de comportamento inadequado dos filhos na escola. E apontam como fatores o novo modelo familiar, no qual os adultos permanecem pouco tempo em casa, ou ainda, aquele que apresenta uma organização diferente da tradicional, crianças sendo cuidadas por tios, avós...
Confusão de papéis
Hoje há uma confusão de papéis, cobranças para as duas instituições e novas atribuições para os pais. A escola deve utilizar todas as oportunidades de contato com os pais para passar informações relevantes sobre seus objetivos, recursos, problemas e também sobre as questões pedagógicas. Só assim a família vai se sentir comprometida com a melhoria da qualidade escolar. Nossa escola busca informar à família sobre o trabalho desenvolvido promovendo um diálogo, como acontece nos Encontros com Pais realizados com temas pertinentes à tarefa de educar.
Como melhorar a relação
A discussão deve avançar na procura das melhores oportunidades de promover um encontro positivo entre pais e professores. Para isso acontecer, alguns conceitos precisam ser revistos:
- Perceba a construção da família atual e não mistifique o modelo do passado como ideal, como manifestado em frases do tipo: "Na minha época as coisas não eram assim..."; "As crianças de antigamente eram diferentes...".
- Tenha claro que é direito da família opinar, fazer sugestões e participar das questões escolares.
- Apoie a Associação de Pais e Mestres.
- Entenda que as reuniões são uma das formas da escola conhecer as famílias e a comunidade em que está inserida, além de informar os pais acerca do desempenho escolar dos alunos e das possíveis dificuldades que os mesmo estejam enfrentando.
- Reflita sobre a importância da escola na vida de seu filho. Motive-o a estudar demonstrando interesse e participando de suas lições de casa e da vida escolar.
- Leia sempre a agenda e mantenha-se atualizado acerca dos eventos que acontecem na escola de seu filho.
- Parta do princípio de que a escola precisa ser ajudada pela família.
BIBLIOGRAFIA
Qualidade do Ensino: A Contribuição dos Pais, Vitor Henrique Paro, 126 págs., Ed. Xamã, tel. (0__11) 5081-3939, 14 reais
Reunião de Pais: Sofrimento ou Prazer?, Beate G. Althuon e outros, 116 págs., Ed. Casa do Psicólogo, Te. (0__11) 3034-3600, 14 reais
Adaptado de: Revista Nova Escola/Gente que Educa
Nenhum comentário:
Postar um comentário