quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Adaptação da criança na escola

A entrada da criança na escola constitui um marco em sua vida. Para muitas, representa uma linha divisória: a saída do aconchego familiar para a conquista de um novo mundo. A adaptação é um processo gradativo, vivenciado diferentemente por cada criança. É um processo que vai sendo conquistado! Envolve sentimentos como: medo, insegurança, ansiedade, timidez.... mas o adulto pode influenciar de forma positiva ou negativa. Encarar esta etapa como natural e transmitir segurança e apoio com paciência, é papel fundamental dos responsáveis. 

Dicas:
  • transmitir uma ideia positiva da escola, conversando com a criança (fale sobre a importância da escola na vida de vocês, sobre o que aprenderam e sobre as brincadeiras e novas amizades!);
  • situar a criança quanto ao tempo de permanência na escola (exemplo: vai para a escola depois de acordar, tomar café e vem almoçar em casa);
  • perguntar sobre o que chamou a atenção do filho na escola, as pessoas que encontrou... (pais de outras crianças, funcionários da escola etc.);
  • incentivar o filho a falar sobre o que imagina ser a escola;
  • orientar com relação aos cuidados de forma natural sem causar ansiedade na criança (solicitação de água, ida ao banheiro, limpeza do nariz, hora do lanche, relação entre os colegas, aprender a esperar, saber ouvir, o que pode fazer sem ou com ajuda, uso das "palavrinhas mágicas" - com licença, por favor, obrigado, bom dia, desculpa etc.);
  • evitar fazer comentários desagradáveis na frente da criança;
  • despedir-se na entrada falando a verdade e não saindo às escondidas. Procure ser amoroso, mas ao mesmo tempo firme, evitando prolongar esse momento para não sair de coração apertado;
  • arrumar o uniforme e preparar a mochila juntos;
  • combinar de fazer alguma coisa depois da escola.
Não há uma fórmula pronta e mágica: a responsabilidade é de todos, família e escola. Cada aluno tem o seu tempo! 

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